Mudas de buriti. Sementes e mudas de palmeiras. Aceitamos encomendas de mudas nativas do cerrado e mata ciliar, para reflorestamentos, recomposições de áreas de proteção ambiental, recomposição de áreas degradadas, fortalecimento e recuperação de nascentes e proteção de margens de rios. Blog da Flora Buriti, Unaí, MG - (38) 99954.1639 (Vivo)
domingo, 12 de setembro de 2010
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Butia capitata var. odorata
Abaixo foto de um lote de 200 mudas de Butia capitata var. odorata. As sementes vieram de minha cidade natal, Lagoa Vermelha, RS, e estão se dando muito bem no cerrado mineiro. Apesar da germinação demorada, são extremamente resistentes à doenças e pragas, ao contrário de muitas variedades exóticas utilizadas no paisagismo.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Como plantar palmeira imperial
Devido a grande procura pelo tema, vou contar um pouco minha experiência com o plantio de palmeira imperial.
Caso você queira sementes, tenho sementes novas praticamente todos os meses. Entre em contato. No meu email: viveiroburiti@hotmail.com
Sementes
O primeiro passo é ter sementes viáveis. As sementes de palmeira imperial devem ser colhidas quando maduras, ou seja, quando estiverem escuras, e tiverem iniciado a cair dos cachos. A polpa deve ser retirada, pois inibe a germinação. Eu retiro a polpa deixando a semente de molho em água e depois passo ela numa peneira, ficando as sementes limpas. Não use sementes velhas e secas para plantar, pois a maioria das sementes de palmeira perde o poder de germinação se armazenadas por muito tempo. Se for quardar as sementes, utilize ambiente escuro e seco.
Semeando
O ideal é realizar o plantio das sementes em sementeira. Quando se planta direto em saquinhos a germinação é menor. Em primeiro lugar deixe as sementes de molho em água por 7 dias, trocando a água diariamente. Após, plante em uma sementeira, que pode ser de terra, areia, substrato. A sementeira deve ser a pleno sol. O importante é calor e umidade. Não deixe de regar todos os dias. Se o canteiro secar, a germinação é interrompida. nas regiões frias é necessário fazer o plantio em estufa. Para prevenir doeças fungicas o ideal é fazer o tratamento das sementes com um fungicida. Pode colocar um pouco de cinzas no canteiro, que a planta também agradece.
Germinação
A germinação das sementes de palmeira imperial se mostra irregular. Muitas vezes ela demora até 3 meses para iniciar. E geralmente não nascem todas de uma vez, vão nascendo aos poucos. Os melhores resultados são obtidos com irrigação diária (pelo menos 1 vez) e calor. Nos meses frios pode-se cobrir os canteiros com plastico a noite.
Repicagem
Quando as mudas estiverem com 2 a 3 folhas pode-se iniciar a repicagem (transplante) para as embalagens com terra ou substrato. O trabalho deve ser feito na sombra, e as mudinhas devem entao passar alguns dias a meia sobra, até que o pegamento definitivo se realize. Depois disso podem ir ao sol pleno.
Plantio
As mudas podem ser plantadas em local definitivo após 1 ano de semeadas, quando atingirem 70 cm acima. O berço de plantio (cova) deve ser adubado com esterco de curral, calcareo ou cal, fosfato e se for possível, cinzas ou carvão. Eu prefiro que se faça um buraco fundo, de 80 cm ou mais, para que a raiz penetre e a planta suporte melhor a época de seca. Deve-se retirar a embalagem plástica da muda na hora do plantio, cuidando-se para não fragmentar o torrão. O ideal é molhar a muda antes disso.
Pronto, as mudas estão plantadas. Agora é cuidar da irrigação, não deixando ficar sem água no início, nos primeiros 2 meses, quando ela está enraizando. Após 3 meses, faça adubação de cobertura, com o adubo de sua preferência. Repita isso cada 3 meses. Assim, sua palmeira imperial em breve terá aquele porte magestoso que a tantos encanta.
Caso você queira sementes, tenho sementes novas praticamente todos os meses. Entre em contato. No meu email ou no formulário ao lado.
Assinar:
Postagens (Atom)